sábado, 19 de novembro de 2011

O ICES NO PALACINHO SANTO MENEGHETTI (PARTE II)

O público presente correspondeu às melhores expectativas. Os assentos colocados no salão de apresentação ficaram praticamente lotados, constituídos de pessoas de todas as idades e de diversas ocupações, como agentes culturais, estudiosos, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais liberais. Ou seja, tal qual o Instituto Cultural Emilio Sessa. Terminada a apresentação foi a hora da recepção aos convidados, servidos por uma competente equipe de trabalho que distribuiu a todos salgadinhos e o espumante patrocinado pela Veronese Produtos Químicos, de Caxias do Sul. Permanecendo um pouco mais no salão das apresentações, um grupo formado pela produtora cultural Marisa Week e pelos professores Luis Osvaldo Leite, Arnoldo Doberstein, Círio Simon e Alfredo Neicolaiewsky, trocou impressões sobre a situação atual de nossa pesquisa histórica, artística e cultural. Ouviram, também, o relato de Ione Maria Sanmartin Carlos sobre o restauro da ponte de pedra de Cachoeira do Sul, de onde ela veio, especialmente para o Sarau.Em meio à confraternização, na condição de principal anfitriã da noite, a Primeira-Dama Sandra Genro teve oportunidade de trocar impressões com as personalidades que abrilhantaram o evento. Entre elas o professor Luis Osvaldo Leite, velho conhecido de muitos pelas suas aulas de filosofia e pela sua atuação como diretor da OSPA. Assim como o iceseano Franco Sessa, filho de Emílio Sessa e seu particular amigo Juarez Ribeiro.



Outras presenças marcante na reunião foram a do Exmo. Cônsul da Itália no Rio Grande do Sul, senhor Augusto Vaccaro, acompanhado de sua simpática esposa, e sempre ciceronados pela iceseana Denise Kupac, responsável direta pelo comparecimento do ilustre casal.

Esta presença do Cônsul da Itália no evento, associada com a recente viagem à Itália de um grupo de pesquisadores do ICES, junto com seus contatos institucionais, apontam para uma dimensão mais ampla ao nosso Instituto.




Outra presença muito apreciada pelos integrantes do ICES, como de resto pela grande maioria do público presente, foi a da ex-Primeira-Dama do Estado, a sra. Judite Dutra, que manifestou um especial interesse pelas atividades do Instituto. No flagrante abaixo, ela aparece ao lado da iceseana Carmen Pucci e da professora Andréa Josefina Duarte, cuja simpatia com a causa do ICES fez com que viesse de Vacaria, especialmente para o evento.




O Sarau também permitiu que os integrantes do ICES pudessem conhecer mais de perto aqueles que, na especial condição de patrocinadores, nos honram com sua confiança. Como o senhor Paulo Ernesto Veronese, cujo avô também apresenta uma interessante história de vida que o iceseano Arnoldo Doberstein tentou resumir para o professor Luis Osvaldo Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário