sábado, 19 de novembro de 2011

O ICES NO PALACINHO SANTO MENEGHETTI (PARTE I)

O dia 17/11/2011 ficará na história do ICES como uma marca muito significativa. Foi nesta data que, sob o patrocínio e promoção do Gabinete da Primeira-Dama do Estado, sra. Sandra Genro, as portas daquele histórico prédio da nossa Porto Alegre se abriram para sediar o Sarau Emílio Sessa, num evento que se insere no programa de transformação daquele local num Centro Cultural. Programa este capitaneado pelo Gabinete da Primeira Dama e que conta, desde já, com o nosso integral apoio e irrestrita disposição de ajudar, assim como de outras instituições e agentes culturais com os quais interagimos.

Devidamente preparado para receber os convidados, preparação essa coordenada pela equipe de assessoria da Primeira-Dama, da qual fazem parte Sinara Sandri, Beliza Boniatti e Daniela Laitano, as portas daquele estabelecimento se abriram para os convidados.

Da programação do evento constava a exposição de quinze fotos de obras de Emílio Sessa, indo desde fotos por ele mesmo produzidas em sua Rolleiflex, e que ajudavam o artista quando da composição de seu próprio currículo, mais alguns de seus estudos e obras de cavalete, e, ainda, uma série de fotos com detalhes aproximados de suas pinturas, o que nem sempre se pode observar a olho nu. A reprodução do referido material foi patrocinada pelas organizações Cabanellos Schuch Advogados Associados e do IEGE - Instituto de Estudos de Gestão Empresarial.


Abrindo o evento, a Primeira-Dama do Estado, Sandra Genro, e a Presidente do Instituto Cultural Emílio Sessa, Maria Regina Lisbôa, saudaram os presentes. A Primeira-Dama enfatizando a presença das autoridades, e a Presidente do ICES agradecendo especialmente à equipe de assessores da Primeira-Dama e, ainda, aos patrocinadores.


Na sequência do encontro, o coordenador de Pesquisas do ICES, professor Arnoldo Doberstein, apresentou uma palestra com imagens em Power Point, com aspectos significativos da vida e obra de Emílio Sessa, com fotografias de algumas igrejas pintadas pelo artista antes de vir para o Brasil, em 1948. Um material todo ele original, já que só foi recolhido na recente viagem de estudos à Bergamo, em companhia da Presidente Maria Regina Lisbôa e da associada Maria de Lourdes Löw.

Nenhum comentário:

Postar um comentário