E, como um registro final, também servindo para demonstrar a preocupção do ICES de buscar integrar ao seu grupo um núme- ro de jovens que possa, no futuro, levar adiante nossas causas e bandeiras, fica a imagem do jo- vem Frederico B. Weingartner, que passou a noite fotografan- do o nosso even- to. A ele, e a todos que se envolveram, o nosso MUITO OBRIGADO.
domingo, 20 de novembro de 2011
O ICES NO PALACINHO SANTO MENEGHETTI ( PARTE IV)
O ICES NO PALACINHO SANTO MENEGHETTI (Parte III)
O Sarau também oportunizou que amizades que foram se constituindo ao longo das pesquisas do ICES, como é o caso do casal Paulo Roberto Machado e Elisa Favaretto pudessem se fortalecer ainda mais. Elisa Favaretto, inclusive, já brindou ao ICES com registros fotográficos preciosos, aproveitados em nosso Boletim ICES, e que ilustram a estreita amizade entre Emílio Sessa e seu pai, Giuseppe Favaretto.
Os iceseanos, na condição de co-anfitriões do evento, tiveram que se dispersar afim de melhor atender seus convidados. Mas sempre sobra um tempo para se colocar em dia os assuntos. Como foi o caso da Maria de Lourdes Löw, contando ao tesoureiro Nilo Montardo (no momento do flagrante atendendo um telefonema) a à Ilka Pitta Pinheiro de sua recente viagem de pesquisa à Bergamo.
A associada Maria Helena Montardo, junto com seu esposo Nilo Montardo, foram partícipes do "Projeto Sarau no Palacinho" desde os primeiros contatos do ICES com a equipe da Primeira-Dama Sandra Genro. Como é do seu jeito de ser, estiveram ativos e presentes até o último momento. Com tempo ainda de, apesar do cansaço, dar um sorriso para a câmara, por vezes até inoportuna, do fotógrafo Frederico.
Os amigos do iceseano Franco Sessa, filho do pintor Emílio Sessa prestigiaram em bom número o evento. A maioria deles já são considerados por nós amigos também do ICES. Fazendo parte inclusive, de nosso Cadastro do Boletim ICES. Como é o caso do Dr. Eudorico Morejano, que faz parte, inclusive, da própria assessoria Jurídica do Palacinho Santo Meneghetti.
Alguns deles, como foi o caso do senhor Edson Nhaler e da arq. Solange de Böer, esta última leitora do nosso Boletim ICES desde o seu número inicial, acompanharam o grupo até o final da noite, encerrada com uma refeição no La Passiva. Não precisava de tanto para serem também incluídos no rol do amigos dos ICES, uma vez que são pessoas de fina sensibilidade e que compreendem muito claramente os propósitos do nosso Instituto.
sábado, 19 de novembro de 2011
O ICES NO PALACINHO SANTO MENEGHETTI (PARTE II)
Outras presenças marcante na reunião foram a do Exmo. Cônsul da Itália no Rio Grande do Sul, senhor Augusto Vaccaro, acompanhado de sua simpática esposa, e sempre ciceronados pela iceseana Denise Kupac, responsável direta pelo comparecimento do ilustre casal.
Esta presença do Cônsul da Itália no evento, associada com a recente viagem à Itália de um grupo de pesquisadores do ICES, junto com seus contatos institucionais, apontam para uma dimensão mais ampla ao nosso Instituto.
Outra presença muito apreciada pelos integrantes do ICES, como de resto pela grande maioria do público presente, foi a da ex-Primeira-Dama do Estado, a sra. Judite Dutra, que manifestou um especial interesse pelas atividades do Instituto. No flagrante abaixo, ela aparece ao lado da iceseana Carmen Pucci e da professora Andréa Josefina Duarte, cuja simpatia com a causa do ICES fez com que viesse de Vacaria, especialmente para o evento.
O Sarau também permitiu que os integrantes do ICES pudessem conhecer mais de perto aqueles que, na especial condição de patrocinadores, nos honram com sua confiança. Como o senhor Paulo Ernesto Veronese, cujo avô também apresenta uma interessante história de vida que o iceseano Arnoldo Doberstein tentou resumir para o professor Luis Osvaldo Leite.
O ICES NO PALACINHO SANTO MENEGHETTI (PARTE I)
Devidamente preparado para receber os convidados, preparação essa coordenada pela equipe de assessoria da Primeira-Dama, da qual fazem parte Sinara Sandri, Beliza Boniatti e Daniela Laitano, as portas daquele estabelecimento se abriram para os convidados.
Na sequência do encontro, o coordenador de Pesquisas do ICES, professor Arnoldo Doberstein, apresentou uma palestra com imagens em Power Point, com aspectos significativos da vida e obra de Emílio Sessa, com fotografias de algumas igrejas pintadas pelo artista antes de vir para o Brasil, em 1948. Um material todo ele original, já que só foi recolhido na recente viagem de estudos à Bergamo, em companhia da Presidente Maria Regina Lisbôa e da associada Maria de Lourdes Löw.