sábado, 24 de outubro de 2009

ICES PESQUISA - LANÇAMENTO DO LIVRO "LOCATELLI NO BRASIL"

O conteúdo que aqui estava disponibilizado foi transferido para o menu "Informações" de nosso site. Consultem em http://www.emiliosessa.com.br/

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tive a sorte de estar presente no belíssimo evento de 21 de outubro, no Centro Cultural CEEE, quando foi lançado o livro do professor Luiz Ernesto Brambatti.

    Conheci "Locatelli no Brasil", quando um dia, por acaso, ao tomar um café no MARGS, deparei-me com a obra na livraria do Museu. Não preciso dizer que comprei na mesma hora!!!!

    Em primeiro lugar, o que chamou minha atenção foi o nome de Aldo Locatelli, na capa: eu sabia que Locatelli e Sessa tinham trabalhado juntos. Depois, quando li o livro, fiquei encantada com a qualidade das fotografias e toda a apresentação em geral.

    Além disso, como pesquisadora do ICES, fiquei muito feliz porque ali havia o reconhecimento do espaço ocupado por Emilio Sessa.

    Confesso, ainda, que muitas pinturas de Locatelli, que foram fotografadas para o trabalho do professor, me impactaram e emocionaram demais. Penso que são imagens que nos levam a refletir sobre as diversas interpretações e concepções do cristianismo. São pinturas carregadas de símbolos que alimentam e constróem nosso imaginário e, portanto, despertam nosso interesse em tentar compreendê-las.

    Parabéns ao professor Brambatti pela belíssima
    obra.

    Eliane

    ResponderExcluir
  3. O lançamento do livro do professor Luiz Brambatti foi, certamente, um evento de grandes proporções. Além da bela exposição do autor sobre a sua obra, o momento contou com a participação de Roberto Locatelli, filho de Aldo Locatelli e com a presença de Franco Sessa, filho de Emilio Sessa, de quem a história da trajetória de Aldo no Brasil não pode ser desvinculada.

    Como colaboradora do ICES e admiradora das obras desses dois importantes artistas, fiquei feliz ao presenciar o reencontro de Roberto com Franco, dois companheiros de infância que têm uma história em comum: o trabalho e a amizade de seus pais.

    O livro do professor Brambatti é um importante veículo de informação sobre as obras de Locatelli e de Sessa no nosso país, dois artistas que, lado a lado, trabalharam e construiram objetivos cujos resultados presenciamos com apreço.

    Deixo nesse espaço os meus cumprimentos ao professor Luiz Brambatti por sua belíssima obra e por proporcionar aos presentes, através do evento de lançamento de seu livro, o prazer visível do reencontro entre os filhos de Aldo Locatelli e de Emilio Sessa.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com as seguidoras Anna e Eliane. Sessa e Locatelli foram "dois artistas que, lado a lado, trabalharam e construiram objetivos cujos resultados presenciamos com apreço" e que nos deixaram como legado um conjuntmeno de "imagens que nos levam a refletir (...) e despertam nosso interesse em tentar compreendê-las". Este é o caminho. Aprofundar a análise. Compreender a simbiose simbólica entre a grandiloqüência de Aldo e o comedimento de Emílio. Descortinar os significados das imagens que planejaram e produziram. O que simbolizam estes medalhões e signos que Sessa pintou com tanto cuidado? Qual o sentido profundo daquela espécie de "chuva de estrelas" de que ele tanto gostava? E aqueles anjos etéreos? Enfim, temos muito o que fazer. O caminho é longo e dificultoso. Mas é o único capaz de nos conduzir a bons resultados.

    ResponderExcluir
  5. Foi muito importante poder presenciar este evento, pela qualidade do trabalho apresentado no livro de Luiz Brambatti, também pela presença de Roberto Locatelli e a possibilidade de reunir os filhos destes dois grandes artistas (Aldo Locatelli e Emílio Sessa). Foi muito gratificante ver o reconhecimento que o autor expressa ao trabalho de Emílio Sessa ao lado de Aldo Locatelli desde o princípio de suas carreiras. Gostaria de cumprimentar Luiz Bambratti pelo belo trabalho e apresentação.

    ResponderExcluir