sexta-feira, 10 de julho de 2009

Sugestões de leitura em Arte Sacra

7 obras de misericórdia, de Emilio Sessa



BRAMBATTI, Luiz Ernesto. Locatelli no Brasil. Caxias do sul, Belas Letras, 2008.
BRAMBATTI, Luiz Ernesto. Locatelli em Caxias. Porto Alegre: Metrópole, 2003.
BRUGALLI, Alvino Melquides. Portas de Bronze Fé- Arte- História. Caxias do Sul: Siderurgica Tomé, 2004.
CASTILHOS, Maria Alice Kappel.Pinceladas no Tempo Pinturas Murais de Aldo Locatelli na Catedral São Francisco de Paula. Pelotas: Educat, 2004.
CASTRO, Cláudio. Arte sacra e espaço sagrado. São Paulo: Loyola, 1993.
CORDONI, Margherita e outros. Aldo Locatelli, Il mestiere di pittore. Corponove Editrice, Bergamo, 2002.
ECO, Umberto. História da beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004.
PLAZAOLA, Juan. Historia Y sentido Del Arte Cristiano. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1996.
TIRAPELLI, Percival. Arte sacra colonial; memória viva. São Paulo: UNESP, 2005.
VARGAS, Elvio (Org.). Torres da Província: História e Iconografia das Igrejas de Porto Alegre. Porto Alegre: Pallotti, 2004.

5 comentários:

  1. Aos grandes batalhadores, Maria Regina, Haroldo, Elizabeth e demais membros da diretoria deste Instituto, quero deixar meus sinceros parabéns por este resultado: a página está muito linda: Emílio Sessa, junto com os anjos que tão divinamente pintou, deve estar feliz por ver que um grupo de estudiosos e abnegados aqui do Rio Grande do Sul,- terra que o acolheu durante dezesseis anos- está resgatando sua obra e seu legado para a arte.Abraço !

    ResponderExcluir
  2. Pessoas como Sr. Emilío Sessa, são abençoadas com um dom divino e vieram ao mundo para fazer a diferença. A exemplo o legado que está deixando para nossas gerações Futuras.

    ResponderExcluir
  3. Vi o vosso comentário no Belogue a agradeço-vos por duas razões: por terem ido lá (não sei como, uma vez que o Belogue não é conhecido) e por fazerem, enquanto instituto, aquilo que tento fazer enquanto blogger que é dar a conhecer às pessoas (a quem quiser), as correspondências entre as várias formas de arte. Quando estudamos e divulgamos os segredos das diferentes religiões, a ligação entre elas, a forma como influenciam a literatura e esta influencia a nossa forma de pensar, vemos como tudo isto pode ter consequências positivas na nossa tolerância face ao outro. Bom trabalho.

    (Parabéns pelos Jogos Olímpicos!)

    ResponderExcluir
  4. Prezados amigos. Temos já um projeto na Lei Rouanet para editar um livro sobre as obras de Emilio Sessa. Estamos precisando de ajuda no sentido de encontrarmos empresas recolham muito imposto de renda para patrocinar a pesquisa e o livro. Se alguém tiver alguma sugestão ou contato, escreva no blog ou envie diretamente para lebramba@ucs.br
    Luiz Brambatti

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de convidar os amigos do Instituto Cultural Emilio Sessa para uma Conferência e lançamento do livro " Locatelli no Brasil", no proximo dia 21 de outubro, no Centro Cultural CEEE erico verissimo, as 19 horas, em Porto Alegre. Estará prsente o filho de Locatelli, Roberto. Aldo Locatelli e Emilio Sessa trabalharam juntos e fizeram a riqueza da arte religiosa e da pintura mural no Rio Grande do Sul. São dois gigantes, que do ponto de vista interpretativo, não podem ser separados. Aguardamos vocês.

    Luiz Ernesto Brambatti

    ResponderExcluir