quinta-feira, 9 de julho de 2009

Principais Igrejas Pintadas por Emilio Sessa no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

Maria Regina de Souza Lisboa

O conteúdo que aqui estava disponibilizado foi transposto para o menu "Obras" de nosso site. Consultem em http://www.emiliosessa.com.br/

17 comentários:

  1. A pintura sacra de Emilio Sessa revela uma sensibilidade rara que retrata a fé e interpretacão da religião cristã, com maestria de tracos e cores singelas. Arquiteto Juarez Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Arnoldo Doberstein:
    A sociedade rio-grandense tem para com Emílio Sessa, uma dívida de gratidão e reconhecimento.Com este site esperamos que tal dívida comece a ser resgatada.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do site de Emílio. Aprendi muitas coisas que eu não sabia sobre este grande pintor.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Site.Está muito didático e com ótima apresenteção.

    ResponderExcluir
  5. Que honra receber a adesão do Senador Cristovão Buarque.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessantes as informações e belíssimas as obras. A arte sacra, e a arte de Emilio Sessa, no seu contexto estético e até de espiritualidade, mantêm diálogo com nosso tempo, em que os bárbaros chegaram a Roma (e até a alguns lugares bem mais próximos)? Tais perguntas, agora, graças as iniciativas do instituto, podem ser debatidas, além de aguçar nossa sensibilidade. Parabéns a todos.
    Jayme Weingartner Neto

    ResponderExcluir
  7. O site ficou ótimo! O passo inicial de uma longa e gratificante caminhada!

    ResponderExcluir
  8. Entendo que o site está muito bom e atende plenamente os objetivos do instituto.

    ResponderExcluir
  9. Eu estava agora mesmo olhando o site do Instituto...a suavidade das cores pintadas pelo Emilio Sessa, parece recordar a mensagem de paz e amor daquele nosso conhecido pregador da Galiléia!!!! Realmente, a Arte nos abre portas e janelas para outros mundos...o que seria de nós sem esses outros mundos?? Parabéns a todos !!!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns aos fundadores do Instituto, particularmente à Maria Regina. Creio que cultivar a arte é dar um empurraozinho na humanidade, na direção do que ela tem de melhor. Meus votos de sucesso. Maurício Marx e Silva.

    ResponderExcluir
  11. Belíssimo o site do Instituto Cultural Emílio Sessa. Parabéns a todos os criadores desta iniciativa. Não conhecia a obra deste grande artista. Realmente sua pintura revela os traços de uma aguçada sensibilidade... Não sabia que Emílio Sessa havia pintado também na Catedral de Novo Hamburgo. Já fui várias vezes lá e fiquei deslumbrado com suas imagens...

    ResponderExcluir
  12. Mensagem recebida de Fernando Sperb, Curitiba, em agosto de 2009:
    "O trabalho dos idealizadores deste site está excelente. Quem conheceu
    pessoalmente meu avô Emílio Sessa tem hoje a certeza de que ele está
    radiante, esteja onde estiver. Isso porque ele prezava o detalhe e buscava
    sempre a perfeição, como fizeram os responsáveis pelo Instituto e pelo seu
    site. Meu muito obrigado e meus parabéns a todos, especialmente ao meu Tio
    Franco, que é um obstinado por natureza.
    Sucesso a Instituto e contem comigo.
    Fernando Sperb"

    ResponderExcluir
  13. Mensagem recebida da arquiteta e professora da PUCRS Cristiana Brodt Bersano, em agosto de 2009: "Oi, Maria Regina. Tudo bem com você? Dei uma olhada no site, parabéns pelo trabalho. Eu não tinha idéia da dimensão da obra do artista. Um abraço. Cristiana"

    ResponderExcluir
  14. Mensagem recebida da Historiadora Mariza Simon dos Santos, em agosto de 2009: "Tenho o enorme prazer de tomar conhecimento da criação do Instituto Cultural Emílio Sessa que merecidamente tem seu nome figurando, junto a outros artistas, que dignificam a história cultural rio-grandense.
    De acordo com minhas possibilidades participarei das atividades que porventura este Instituto realizar. Tenho certeza que a família Sessa, em especial o arquiteto Franco, sente-se orgulhoso do merecido destaque que seu pai Amílio Sessa está recebendo através desta significativa iniciativa.
    Parabéns e votos de sucesso no trabalho que o Instituto desenvolverá. Um abraço carinhoso. Professora Mestre Mariza Simon dos Santos".

    ResponderExcluir
  15. Quem viaja pelas ondas da arte, da sensibilidade, da criação e da intuição é alguém sempre, sempre muito especial.
    A mente trabalha de forma diferente, ela vem sempre depois da emoção. E essa emoção faz ver um infinito de possibilidades onde ninguém mais vê.
    O toque do coração acompanha o deslizar da mão, no mesmo ritmo, dando o impulso e o olhar que é necessário.
    Os olhos voltam-se para dentro do pintor e conseguem captar sua alma. Essa mesma alma que é esboçada em qualquer suporte, que é pintada, desenhada, esculpida, fotografada, virada para todos os lados, observada até a exaustão e finalmente revelada.
    O reconhecimento público da obra de Emílio SESSA resgata parte da história do RS e divulga o trabalho artístico de um pintor pouco conhecido do grande público.
    Carmen Pucci

    ResponderExcluir
  16. Há uma pequena capela em Pelotas, do Instituto São Benedito (dirigido pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria, e situado na praça em frente à Catedral S. Francisco de Paula), também decorada por Sessa, da qual, salvo engano, não encontrei menção por aqui. Não é pintura de grande expressão; há um par de anjos, e símbolos e alegorias que copiam alguns dos mesmos motivos executados por ele na Catedral. Infelizmente, há alguns anos, foi executado um projeto de luminotécnica na Catedral que faz incidir uma luz amarela sobre os painéis, destorcendo totalmente as cores da pintura de Sessa e Locatelli. Vergonhoso para uma cidade que se presume culta.
    Meus parabéns ao blog e ao site do Instituto.
    Jonas Klug da Silveira (professor do Instituto de Artes e Design/ UFPel)

    ResponderExcluir